Enxaqueca
- INB Neurologia da Bahia
- 21 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2023

O que é enxaqueca:
Também conhecida como migrânea, a enxaqueca é uma dor de cabeça que pode ser forte ou moderada e que geralmente é acompanhada por outros sintomas, como a sensibilidade à luz (fotofobia), ao som (sonofobia) e também enjoo e náusea.
Geralmente, a enxaqueca é sentida em apenas um dos lados ou em uma determinada região da cabeça do paciente, sendo uma dor mais localizada.
É possível sentir a dor de cabeça da enxaqueca dos dois lados também. A enxaqueca pode ser chamada também de migrânea.
Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça:
A principal diferença entre enxaqueca e dor de cabeça é que a enxaqueca, de modo geral, vem acompanhada de outros sintomas que podem trazer bastante incômodo ao paciente, como a sensibilidade à luz e aos cheiros.
Há relatos de pacientes com crises de enxaqueca que apresentam dor de cabeça de leve a moderada, sendo que o verdadeiro incômodo estava presente nos outros sintomas que caracterizam um quadro de enxaqueca.
De modo geral, a enxaqueca é classificada como sendo um tipo de dor de cabeça.
Quais são os sintomas de enxaqueca?
Entre os sintomas de enxaqueca, podemos destacar:
Dor localizada na cabeça, geralmente em um único ponto da cabeça. Essa dor por ser moderada ou forte e costuma latejar;
Dor que piora quando o paciente se movimenta;
Sensibilidade à luz (fotofobia);
Sensibilidade ao som (sonofobia);
Sensibilidade aos cheiros (osmofobia);
Irritabilidade;
Enjoo;
Náusea;
Vômitos.
Na enxaqueca, o paciente pode apresentar apenas um episódio com dois ou três dos sintomas descritos acima. Existem pacientes que possuem enxaqueca crônica, apresentando muitos episódios de enxaqueca, que podem ser incapacitantes e afetar seu dia a dia.
Quais são os sintomas de enxaqueca com aura:
A enxaqueca com aura é um tipo de enxaqueca em que o paciente, além de apresentar os sintomas descritos acima, apresenta também alterações em seu campo visual, que incluem a visualização de pontos luminosos, linhas em ziguezague e pontos escuros ou um embaçamento completo das vistas.
Essas mudanças em seu campo visual geralmente antecedem a dor de cabeça lancinante que é característica da enxaqueca. Elas podem durar desde alguns minutos até uma hora inteira, antes que a dor de cabeça comece, de fato, a acontecer.
Comments